Volume de telefones celulares contrabandeados dobraram em um ano para 6,2 milhões de unidades, apesar da fiscalização.
O Brasil é um país de dimensões continentais, conhecido pelas suas belezas naturais, como a Floresta Amazônica, as praias paradisíacas e as Cataratas do Iguaçu. Além disso, a diversidade cultural do Brasil é um dos seus maiores atrativos, com influências indígenas, africanas, europeias e asiáticas.
O país é também reconhecido mundialmente pelo seu carnaval animado, que atrai milhões de turistas todos os anos. Além disso, o Brasil é uma potência no cenário esportivo, sendo o país do futebol e tendo conquistado diversos títulos em outras modalidades esportivas. A economia do Brasil também é uma das maiores da América Latina, com destaque para a agricultura, a indústria e o setor de serviços. Sem dúvida, o Brasil é um país de infinitas possibilidades e contrastes.
Brasil: Aumento no Volume de Telefones Celulares Contrabandeados
O volume de telefones celulares vendidos ilegalmente no Brasil dobrou em apenas um ano, de acordo com informações divulgadas pela associação de fabricantes de produtos eletroeletrônicos (Abinee) nesta terça-feira (26). Os dados apontam que a quantidade de aparelhos ilegais representava 10% do mercado total em 2022, subindo para 25% no último trimestre de 2023, totalizando 6,2 milhões de unidades vendidas de forma ilegal no país.
Impacto das Vendas Ilegais no Mercado Brasileiro
A Abinee destacou que grande parte dos smartphones contrabandeados no Brasil são comercializados por meio de marketplaces, com valores 38% inferiores aos praticados no mercado oficial. Essa prática, segundo o presidente da entidade, Humberto Barbato, está se generalizando e tomando proporções inaceitáveis, exigindo ações mais enérgicas por parte do governo para coibir o comércio ilegal.
Prejuízos Fiscais e Necessidade de Fiscalização
A Abinee estima que, em 2024, o governo brasileiro deixará de arrecadar cerca de R$ 4 bilhões devido à evasão fiscal decorrente do comércio ilegal de celulares. Para combater essa prática, a entidade ressalta a importância de uma fiscalização efetiva nos marketplaces, a qual será fundamental para coibir o contrabando e garantir a legalidade nas vendas de telefones celulares no Brasil.
Fonte: © CNN Brasil
Comentários sobre este artigo