Dados da PNAD Contínua revelam indicadores de alunos em escolas públicas, taxa de analfabetismo e nível de instrução no estado.
📲 Não deixe de seguir o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter. O IBGE trouxe à tona hoje um conjunto de informações sobre a situação educacional no Piauí. Dentre os dados apresentados, destacam-se os índices de escolaridade da população piauiense, além da taxa de matrículas de crianças em creche, que apresentaram crescimento.
No contexto do estado, os números revelam um cenário promissor, com avanços significativos nas áreas da educação e da infância. O trabalho do IBGE contribui para a compreensão da realidade do Piauí e para o planejamento de políticas públicas que impactem positivamente a sociedade local. A divulgação dessas informações é essencial para o desenvolvimento do estado e o bem-estar de seus cidadãos.
Piauí: Destaque no Ensino Superior Público
Os números do instituto mostram ainda que o Piauí tem o 3º maior indicador do país de alunos estudando em universidades públicas e que a taxa de analfabetismo reduziu em 2023. Nível de instrução da população Segundo os resultados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), o nível de instrução da população tem apresentado um crescimento contínuo na série histórica, de 2016 a 2023.
O Crescimento Educacional no Piauí
No Piauí, a proporção de pessoas de 25 anos ou mais que concluíram no mínimo o ensino médio manteve uma trajetória de crescimento desde 2016, quando esse indicador foi de 32,6%, tendo chegado a 42,7% em 2023.
Desafios Educacionais no Estado
Níveis de instrução e de frequência de crianças em creches aumentam no Piauí, aponta IBGE Reprodução Mesmo com o crescimento, o indicador do nível de instrução do Piauí é o 3º menor do país, superando apenas Alagoas (42,2%) e Paraíba (41,4%).
Os estados com maiores indicadores são Distrito Federal (73,6%) e Rio de Janeiro (65,1%).Frequência de crianças em crechesNo Piauí, em 2023, a taxa de frequência à creche entre as crianças de 0 a 3 anos foi de 36,9%, inferior à média brasileira de 38,7%. Comparando com o ano de 2016, que a taxa foi de 22%, percebe-se um crescimento de 76%.
Plano Nacional de Educação e a Realidade Piauiense
Apesar desse crescimento, ainda não foi atingida a meta do Plano Nacional de Educação (PNE) que preconiza que até 2024 o atendimento deveria ser, no mínimo, de 50% das crianças.
Alunos de Ensino Superior Público no Piauí
Os resultados da pesquisa apontam que no Piauí, em 2016, o indicador de alunos que estavam em curso superior em universidades públicas chegava a 44,7% do total de alunos de nível superior do estado, posicionando o Piauí em 2º lugar no país. Em 2023, o indicador do estado caiu para 42,1%, deixando o Piauí na 3º colocação.
Redução da Taxa de Analfabetismo no Estado
Em 2023, no Piauí, a taxa de analfabetismo em pessoas de 15 anos ou mais foi de 13,3%, apresentando uma queda de 1,5 ponto percentual quando comparada à taxa registrada em 2022, de 14,8%.
Ao longo da série histórica, a partir do ano de 2016, quando a taxa de analfabetismo havia sido de 16,1%, percebe-se uma queda gradual ano a ano. Mesmo com a queda na taxa, o Piauí é o segundo estado com a maior taxa de analfabetismo, ganhando apenas de Alagoas, que tem uma taxa de 14,2. O local que menos apresenta números de analfabetos é o Distrito Federal, com uma taxa de 1,7%.
Fonte: Portal A10+
Fonte: © A10 Mais
Comentários sobre este artigo